O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas
Levar os alunos a entender tudo o que lêem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas
Rodrigo Ratier (rodrigo.ratier@fvc.org.br)
No Brasil, um em
cada dez brasileiros com 15 anos ou mais não sabe ler e escrever. Uma
vergonha que encobre outras realidades não tão evidentes, mas igualmente
dramáticas. Como o fato de que dois terços da população entre 15 e 64
anos é incapaz de entender textos longos, localizar informações
específicas, sintetizar a ideia principal ou comparar dois escritos. O
problema não é reflexo apenas de baixa escolarização: segundo dados do
Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, mesmo considerando a faixa
de pessoas que cursaram de 5ª a 8ª série, apenas um quarto delas é
plenamente alfabetizado. A conclusão é que, na escola, os alunos
aprendem a ler - mas não compreendem o que leem.
É preciso virar esse jogo. Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social. Professores como você têm um papel fundamental nessa tarefa (leia o infográfico abaixo). Independentemente de seu campo de atuação, você pode ajudar os alunos a ler e compreender diferentes tipos de texto, incentivando-os a explorar cada um deles. Pode ensiná-los a fazer anotações, resumos, comentários, facilitando a tarefa da interpretação. Pode, enfim, encaminhá-los para a escrita, enriquecida pelos conhecimentos adquiridos na exploração de livros, revistas, jornais, filmes, obras de arte e manifestações culturais e esportivas.
É preciso virar esse jogo. Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social. Professores como você têm um papel fundamental nessa tarefa (leia o infográfico abaixo). Independentemente de seu campo de atuação, você pode ajudar os alunos a ler e compreender diferentes tipos de texto, incentivando-os a explorar cada um deles. Pode ensiná-los a fazer anotações, resumos, comentários, facilitando a tarefa da interpretação. Pode, enfim, encaminhá-los para a escrita, enriquecida pelos conhecimentos adquiridos na exploração de livros, revistas, jornais, filmes, obras de arte e manifestações culturais e esportivas.
O primeiro passo é firmar um compromisso:
ensinar a ler é tarefa de todas as disciplinas, não apenas de Língua
Portuguesa. É essa ideia que norteia esta edição especial de NOVA
ESCOLA. Em todas as áreas, há aproximações possíveis com o tema. "Um
professor de História deve ensinar que muitos textos da área têm uma
estrutura cronológica e que é necessário identificá-la para entender a
informação. O de Ciências precisa discutir como ler as instruções de
experiências e ensinar a produzir relatórios, e o de Matemática, a
interpretar problemas. A alfabetização plena requer que os estudantes
saibam compreender e produzir textos específicos das disciplinas",
explica a pesquisadora espanhola Isabel Solé, uma das maiores
autoridades do mundo quando o assunto é leitura.
Foto: Paulo Vitale
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